sábado, 1 de março de 2014

Brigadeiro de colher - sem leite condensado!

E em clima de parabéns nada melhor que uma receita meio estranha de DOCEEEE!

Sabe aquele momento em que bate aquelaa vontade de comer brigadeiro, você vai no armário e...perae, cadê o leite condensado?

SEUS PROBLEMAS ACABARAM!

Claro que essa receita não chega ao ponto de brigadeiro para enrolar, é uma receita de emergência ou uma alternativa para quem não quer consumir tanto açúcar.
   Ingredientes



  • Leite integral ou desnatado ( preciso especificar que é de vaca? ._.)

  • Chocolate em pó *

  • Açúcar ou adoçante Linea sucralose ( forno e fogão).

  • Manteiga ou margarina SEM SAL( se você está com pressa e só tem com sal, vai com sal mesmo, aposto que no momento de desespero você nem vai sentir gosto de sal!).

 * Chocolate em pó contém menos ou nenhum açúcar, diferente dos achocolatados. Caso você tenha só achocolatado, vaaaaai achocolatado mesmo, você pode utilizar ainda o achocolatado diet.

Quantidade

  A quantidade vai depender de quantos pratos de brigadeiro você quer devorar!

  Eu usei 250 ml de leite, 5 colheres de sopa de chocolate em pó ( não precisa ser cheias), joguei um pouco de canela (adoro) e decidi testar com adoçante sucralose, acrescentei 1 colher de sobremesa de adoçante. O resultado foi um sabor meio amargo.

Hora de rezar e ligar o fogão

  Não tem muito segredo mas você vai precisar ter paciência!

  Coloque todos os ingredientes na panela e ligue o fogo baixo, aliás não aumente, deixe sempre baixo. Mexa devagar até derreter toda a manteiga, você pode parar de mexer de vez em quando mas não saia de perto de panela, fique de olho!

  Quando começar a ferver continue mexendo, tome muito cuidado para não transbordar, caso isso aconteça tire um pouco do fogo e continue mexendo fora. Essa parte é chata e demora mesmo, enquanto esta líquido você vai achar impossível aquilo virar brigadeiro e vai me xingar.

Imagem

  Depois de uns 20 minutos, eu acho, você vai começar a notar que essa "coisa" que esta na panela vai se tornando uma calda mais espessa, você continua mexendo...

  O ponto para desligar é aquele que já conhecemos quando aparece claramente o fundo da amiguinha Dona Panela.

Imagem

  Você vai achar meio estranho ainda, desligue sem medo, o fundo da panela é o segredo!

o___o

  Agora é só untar um prato e colocar o brigadeiro para esfriar. Deixe um pouco fora e depois leve á geladeira por um tempo, depois de tirar a foto eu deixei por 1 hora no congelador e quase virou sorvete, não tirei foto do quase sorvete porque eu comi tudo :D

Imagem





Obs: A consistência é de brigadeiro de colher, impossível enrolar. Nada é tão bom quanto o brigadeiro tradicional com leite condensado mas em alguns casos, seja por saúde ou falta de ingrediente, esse ai é muito bem-vindo não é mesmo?




Beijos de brigadeiro!  :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário